terça-feira, 12 de abril de 2011

Dicas culinárias

Para tirar a pele dos tomates
Faça uma cruz em uma das suas extremidades. Coloque-os em uma panela com água fervente por cerca de 1 minuto ou até que a água ferva novamente. Coloque os tomates em um escorredor, espere esfriar e puxe a pele delicadamente, com as pontas dos dedos.


Para tirar a pele das amêndoas

Coloque-as para ferver em água por alguns minutos. Retire-as do fogo, espere esfriar e aperte-as com as pontas dos dedos. A amêndoa se desprenderá totalmente da sua pele.


Para que a carne frite sem juntar água
Deixe a gordura ficar bem quente e frite a carne aos poucos.


Para que as frutas (pêra, maçã) não fiquem escuras ao serem descascadas

Coloque-as de molho em água com limão ou em suco de frutas ácidas como laranja ou abacaxi.


Para que as verduras como vagens, brócolis não percam a sua cor ao serem cozidas

Junte meia colher (chá) de açúcar à água do cozimento.


Para eliminar a baba do quiabo

Lave-o, seque-o e coloque-o inteiro em uma tigela com suco de limão por cerca de 15 minutos. Lave, corte-o e cozinhe.


Molhos brancos

Os molhos brancos podem ser temperados com Caldos de galinha, legumes e verduras. Para isso, dissolva dois tabletes de Caldo de Galinha ou de Legumes e Verduras em meio litro de leite, que será usado no preparo do molho. A partir daí, você terá um molho saboroso e equilibrado, podendo incrementá-lo ainda com ervas, mostarda, pimentão ou queijos.


Atenção para os prazos de validade
Chocolates moldados sem adição 30 dias
Chocolates com adição (crocante, nozes, crespinhos de arroz, amêndoas, castanha-do-pará, amendoim, castanha-de-cajú) 7 dias
Chocolates recheados (com balinhas de licor, cereja, doce-de-leite, ganache) até 24 horas (cobertos ou embrulhados)


Como fazer para reduzir os cristais do sorvete feito em casa?
Para os sorvetes simples à base de suco de frutas ou leite que geralmente ficam mais cristalizados, recomenda-se bater a massa algumas vezes durante o tempo de congelamento.


O Creme de Leite pode ser congelado?

O frio intenso pode provocar alterações indesejáveis na textura, na consistência e na cor do produto. Por isso, não é aconselhável guardá-lo no freezer ou no congelador, seja na lata fechada ou já transferido para outro recipiente.


Como evitar que o Creme de Leite talhe ao ser aquecido

Sua consistência delicada sofre alterações com a fervura, especialmente se fizerem parte da receita ingredientes ácidos, como tomate ou suco de limão. Para aquecer pratos em que o Creme de Leite já tenha sido acrescentado, é aconselhável empregar fogo bem baixo ou banho-maria.




Obrigada pela sua visita. Você também poderá sugerir um assunto - dentro da Gastronomia, é claro! Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário