domingo, 16 de outubro de 2011

Dicas importantes

Abrindo massas sem rolo
Na cozinha, um rolo de madeira para abrir massas é fundamental para o preparo de algumas receitas. Entretanto, se você ainda não tiver o seu, pode improvisar um usando uma garrafa lisa. Tire o rótulo e lave bastante a superfície da garrafa, eliminando todas as impurezas.

Para facilitar o manuseio da massa, mantenha-a fria, colocando água gelada dentro da garrafa. Lembre-se de espalhar farinha de trigo sobre a massa para que ela não grude na garrafa. Você pode fazer isso com o auxílio de uma peneira.

Abrir tampas apertadas
Segure tampas de metal sob água quente para expandir o metal. Se o recipiente estava na geladeira, comece com água morna e aumente o calor para impedir que o vidro rache.

Afiar facas
Quem não tem um amolador de facas adequado sofre com uma lâmina cega. Um bom recurso para afiar a faca é usando alguma peça de cerâmica. Pode ser aquela velha caneca de cerâmica que quase ninguém usa em casa. Passe a faca com firmeza na base da caneca e repita o processo na mesma direção até obter o resultado desejado.
Outra maneira de fazer um afiador é envolvendo um pedaço de madeira com lixa de esmeril e fixando com pregos.

Cano da pia entupido
É muito incômodo para qualquer dona de casa quando a pia entope. Às vezes é tão complicado que a solução é chamar o encanador. Mas em outras ocasiões, o problema pode ser resolvido jogando no ralo um punhado de bicarbonato de sódio e, em seguida, uma xícara (chá) de vinagre. Tampe a pia por 20 minutos e depois experimente utiliza-la normalmente. Na maioria das vezes é tiro e queda.

Cheiro de alho nas mãos
Um dos tormentos para quem cozinha é o cheiro que alguns alimentos deixam impregnado nas mãos. Um deles é o alho que deixa um cheiro forte e incômodo. Se você não quer conviver com ele, siga essa dica. Logo que terminar de usar o alho, passe sal grosso pelas mãos. Em seguida, lave-as normalmente com água e sabão.

Cheiro de cebola das mãos
Para tirar o cheiro da cebola das mãos, esfregue-as com salsa cortada. Depois de mexer com alho, esfregue as mãos com talo de salsa.

Cheiro do peixe
Para tirar o cheiro do peixe das mãos, lave-as com vinagre ou água e sal.

Cortar cebolas sem chorar
Aquela antiga história de que o choro na hora de cortar cebolas é inevitável pode estar com os dias contados após essa dica. Quando for fazer o tempero, abra a torneira da pia e deixe a água correr enquanto a cebola é cortada. Isso vai impedir que você lacrimeje no ato.

Eliminar cheiro forte da geladeira
Cheiros desagradáveis na geladeira são um terror para donas de casa. Por serem porosas, as cascas dos ovos absorvem com facilidade os cheiros

Evitar mofo no extrato de tomate
Para evitar mofo na lata de extrato de tomate guarde o que sobrar na geladeira, em vasilha de louça ou vidro, tendo o cuidado de cobrir com um pouco de azeite ou óleo. Assim você evita que o mofo se forme.

Limpar panela queimada
Para limpar panela queimada, salpique bicarbonato de sódio e umedeça. Depois de algumas horas, lave. O queimado sairá facilmente. Se a comida grudou, encha a panela com água quente e duas colheres de sal ou bicarbonato. Deixe algum tempo e limpe.

Limpar vidro quebrado
Não são raros os acidentes na cozinha que terminam com alguma peça de vidro espatifada pelo chão. O grande problema é com os pequenos cacos que podem ficar espalhados, ocasionando ferimentos, principalmente em crianças. Há uma maneira de limpar completamente o local depois de tê-lo varrido. Faça uma bola com miolo de pão e passe no chão para recolher os minúsculos pedaços de vidro. Eles grudaram no pão facilmente.

Limpeza do ovo na louça
Muitas vezes, a louça fica impregnada com o cheiro de ovo na comida. Para eliminar o odor desagradável, esfregue um pouco de pó de café na louça quando for lavá-la e depois retire com água e sabão. O cheiro vai sair rapidinho.

Mau cheiro das garrafas térmicas
Para acabar com o mau cheiro das garrafas térmicas, lave-as com borra de café e água quente.

Tirar cheiro forte de vasilha de plástico
É muito comum aquelas vasilhas de plástico que servem para transporte e acondicionamento de alimentos ficarem impregnadas com o cheiro forte da comida. Para você eliminar esse odor desagradável, deixe os recipientes imersos em um pouco de água com bicarbonato.



Obrigada pela sua visita. Você também poderá sugerir um assunto - dentro da Gastronomia, é claro! Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário