terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Empada de Frango

Para a massa
Ingredientes:

4 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 ovos
4 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de gordura vegetal
sal, a gosto
filme plástico, o quanto baste


Modo de preparo:
1. Coloque a farinha, a manteiga e a gordura vegetal num recipiente. Com as mãos, misture a farinha com as gorduras até obter uma farofa.
2. Acrescente os ovos e o sal amasse bem a massa até que fique homogênea. Embrulhe amassa em filme plástico e deixe descansar enquanto prepara o recheio.
3. Essa massa não pode ser aberta com rolo de macarrão, pois ela fica com uma textura de farofa bem úmida.
4. Pegue uma porção de massa e cubra o fundo e a lateral da forminha, apertando com os dedos. Procure não deixar a massa muito grossa e retire todo o excesso de massa. Repita o procedimento com todas as forminhas. Não esqueça de deixar parte da porção de massa para fazer as tampinhas.
5. Para fazer a "tampa" das empadinhas, coloque o restante da massa sobre um pedaço grande de filme plástico. Cubra a massa com outra folha de filme plástico e abra-a com a ajuda de um rolo. Este processo é fundamental para que a massa se abra sem quebrar.
Corte 12 rodelas um pouco maiores que o diâmetro das forminhas. Reserve.


Para o recheio
Ingredientes:

400 g de frango
1 l de caldo de frango
2 dentes de alho, picados
1 cebola, picada
2 tomates, picados
1 ½ colher (sopa) de farinha de trigo
250 ml de leite
3 colheres (sopa) de azeite
2 gemas, de ovo
½ xícara (chá) de salsinha
sal e noz-moscada, a gosto
12 azeitonas verdes, sem caroço


Modo de preparo:
1. Coloque o caldo de frango numa panela e leve ao fogo médio para esquentar.
Quando atingir cerca de 80 graus, quando as bolhas começam a solta do fundo da panela, coloque o frango e cozinhe-o por cerca de 20 minutos ou até que fique cozido.

2. Não deixe o caldo ferver, mantenha-o em 80 graus, durante todo o cozimento para que a carne do frango não fique dura.

3. Retire o frango da panela e guarde o caldo para uma sopa. Desfie o frango com a ajudade um garfo. Procure não deixar pedaços grandes. Reserve.

4. Corte o tomate ao meio e retire as sementes. Corte cada metade em tiras finas. As tiras devem ser cortadas em cubos pequenos.

5. Coloque o azeite numa panela e leve ao fogo para esquentar. Acrescente a cebola e refogue-a por 2 minutos. Acrescente o alho picado e refogue-o por mais 1 minuto.

6. Acrescente o tomate na panela e refogue por mais 3 minutos. Acrescente o frango desfiado e refogue-o por mais 1 minuto.

7. Acrescente a farinha de trigo na panela e misture bem.Coloque o leite, de uma só vez e mexa rapidamente. Tempere com sal, noz-moscada e salsinha. Quando engrossar, desligue o fogo.

8. Acrescente o recheio dentro de cada forminha. Acrescente uma azeitona dentro de cada empada.

9. Coloque um disco de massa por cima de cada empada. Aperte bem com os dedos
a junção das massas por toda a borda.

10. Coloque as gemas dentro de um recipiente e bata com um garfo. Pincele a superfície da massa com a gema batida.

11. Ligue o forno em temperatura média (180 graus) e deixe esquentar.

12. Coloque a torta dentro do forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 20 minutos ou até que as empadinhas fiquem douradas.


Obrigada pela sua visita. Você também poderá sugerir um assunto - dentro da Gastronomia, é claro! Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário